sexta-feira, 3 de setembro de 2010

9º Parada Gay de Feira de Santana




A Parada Gay realizada nesse domingo dia 29 de agôsto de 2010 na cidade de Feira de Santana no estado da Bahia foi um grande sucesso, milhares de adeptos do movimento curtiram atrás de dois trios elétricos animados pelos Djs entre beijos e abraços.

--------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------

Muita purpurina, festa, alegria, fotos, fantasias e música eletrônica deram o tom da comemoração na Praça de Alimentação, no centro de Feira de Santana, no domingo (29). Muitos gays, lésbicas, travestis, transsexuais e transformistas, de Salvador e da Região Metropolitana foram à cidade demonstrar que a luta contra a homofobia não parou. O que parou mesmo foi a cidade, para assistir a mais uma manifestação a favor da vida, dos direitos humanos e das minorias.

Cartaz_Parada_Gay_20101

(Cartas da 9ª Parada)

Phabyo Ribeiro e Rafael Oliveira, presidente e vice, respectivamente, do Grupo Liberdade Igualdade e Cidadania Homossexual (GLICH), deram início à Parada Gay com o Hino Nacional cantado por Célia Zai, cantora evangélica que além de excelente voz e simpatia contagiante sabe colocar em prática o “amor ao próximo” tanto pregado por muitas pessoas mas que, na prática, não sabem o que fazer.

A badalação, muita fechação, beijos e abraços, demonstrações de afeto em plena avenida Getúlio Vargas, além das cores vivas e muita descontração deram o clima que se seguiu até o fim da festa, por volta das 19 horas, sem nenhuma briga ou prisão, segundo os organizadores da festa. A Polícia Militar, ainda segundo o Glich, está de parabéns pelo trabalho exemplar realizado na parada gay de Feira de Santana.

Marcaram presença personalidade como Leokret do Brasil (vereadora, PR), Olívia Santana (PCdoB), Leo Dragone (ator e escritor), Valdeck Almeida de Jesus (escritor e jornalista), dentre outros. De acordo com a organização da Parada, mais de 60 mil pessoas estavam nas ruas, participando da festa.

Glich
O trabalho de afirmação da cidadania e de fortalecimento dos laços sociais é o foco da atuação do Grupo Liberdade Igualdade e Cidadania Homossexual (GLICH). Formado por meninos-rapazes de Feira de Santana, o Glich realiza atividades voltadas, principalmente, contra a violência, discriminação e preconceito desde a fundação, em 2002. Em 2010 a Parada Gay da Princesinha do Sertão pede respeito para Travestis e Transsexuais, pessoas que precisam de apoio institucional e de reconhecimento da cidadania plena.

A discussão serve para dar visibilidade e aprofundar discussões a respeito de saúde, direito de usar o nome social, colocação no mercado formal, acesso ao serviço de saúde, dentre outros direitos previstos da Constituição Federal. A Parada Gay serve tanto de festa social como palco para a reivindicação de tratamento igual, além de dar visibilidade a uma parcela da população que nem sempre tem espaço.

Texto:
Valdeck Almeida de Jesus
.

(Equipe Organizadora da Parada: Marcelo, Fabio e Rafael)

(Kleber Ribeiro com a travesti Duda Weschley e a transformista Priscila Dion)

(Kleber e Gabriel)

(Dj Marcio Campos)

(O Tenete Icaro com a Dançarina Léo Kret)

Nenhum comentário: