sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Travesti de 15 anos sofre atentado


Travesti de 15 anos é alvejados a tiros em Feira de Santana.


Prezado (as) Senhores (as)

Saudações,

O Grupo Liberdade Igualdade e Cidadania Homossexual – GLICH, vem por meio deste repudiar o ato criminoso em que foi vítima uma adolescente travesti na madrugada da ultima terça-feira na BR- 116/SUL próxima a Feira de Santana.

Infelizmente voltamos á denunciar a prática da “Travestifobia” (ódio, aversão as pessoas travestis) em nosso município, e mais uma vez voltamos a registrar a violência contra a população LGBT brasileira.

O caso:

A Travesti de 15 anos natural de Aracaju (Sergipe) que não teve seu nome divulgado foi alvejada com três tiros na madrugada do dia 24/02, após pegar uma carona com três homens de identidades ignoradas a bordo de um FIAT UNO Vermelho. A mesma foi alvejada após ter sido confundida com uma menina e ter se negado a praticar sexo com os três homens que lhe disparam tiros nas nádegas, costa e barriga.
A travesti fugiu de Aracaju com destino a Minas Gerais, alimentado o sonho de implantar prótese de silicone feminino.
Antes desta, a adolescente já teria pegado outras caronas com caminhoneiros.
A adolescente se encontra internada no Hospital Geral Cleriston Andrade, foi devidamente atendida, passou por cirurgia e agora não corre risco de morte.

Providências do GLICH.

O GLICH tomou conhecimento do fato hoje 27/03 através do Jornal Tribuna Feirense e visitará a vítima no hospital, buscando mais informações sobre o caso.
Através do seu departamento Jurídico e do Projeto de Assessoria jurídica gratuita Para LGBT e PVHA em parceria com o Programa Nacional de DST/AIDS irá oferecer todo apoio necessário a vítima.
Também estaremos buscando junto à delegacia e ao delegado titular do caso esclarecimentos e solicitação de que o caso seja investigado minuciosamente e que os culpados sejam apresentados, interragodos e punidos.

O GLICH também irá oferecer transporte, assim que a vítima se restabelecer, para que a mesma possa retornar a sua cidade natal (Aracaju) e voltar ao convívio de sua família.
O GLICH entende que lugar de crianças e adolescentes á na escola e no convívio da família e não nas ruas se prostituindo, mas, este caso só demonstra a falta de assistência do poder público para com as crianças e adolescentes LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) mais uma vez voltamos a apelar aos órgãos públicos que cuidam de crianças e adolescentes em Feira de Santana, que discutam, analisem e criem estratégias de Prevenção e acolhimento a este público especifico que tem sido constantemente negligenciados.

Temos a nítida certeza que se o caso envolvesse uma GARATA DE 15 ANOS todos os órgãos que cuidam de crianças e adolescentes estariam mobilizados neste momento, inclusive a Vara da Infância e da juventude, por se tratar, sobretudo de um caso nítido de exploração sexual infanto-juvenil, atentado violento ao pudor e seguida de tentativa de assassinato.
Vamos cobrar e esperar que estas instituições de direitos e proteção as Crianças e Adolescentes da nossa cidade se manifestem no caso, provando que não existe homofobia institucionalizada em nosso município.

O GLICH buscará junto a ASTRA (Associação de Travesti de Aracaju) informações que possam ajudar a localizar a família da vítima, haja vista, que a mesma não se recorda dos contatos da família.

Mas uma vez, lamentamos e repudiamos este ato violento e criminoso.


Grato,
Presidente.

Rafael Carvalho – GLICH

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

www.naohomofobia.com.br - Entre neste site e dê seu Click contra Homofobia












Campanha Não a Homofobia. Colabore com esta campanha, entre no site e vote.




Precisamos de um milhão de assinaturas pêla campanha a favor do Projeto de Lei 122, que visa punir como crime a discriminação contra Lébicas, gays, travesti e transexuais.








Entre no site e vote.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Sobre o GLICH


End: Rua dos Contabilistas, nº 101 - Centro, Feira de Santana - Bahia

Tel - 75- 3489-6326

Rafael -75- 9123-6398

Fábio 75-8157




HISTÓRICO DO GLICH - O Grupo Liberdade Igualdade e Cidadania Homossexual, GLICH, teve sua fundação datada em 02/04/2002.Foi fundado por Rafael Carvalho atual Presidente da instituição, tem como principal missão a promoção da cidadania, direitos humanos da população GLBT e prevenção as DST/HIV/AIDS entre homossexuais de todos os segmentos. Com o passar dos anos o grupo cresce afirmando-se e ampliado sua área de serviços.Hoje prestamos atendimento de assessoria jurídica para portadores de HIV/AIDS e outras minorias sexuais em situação de vulnerabilidade. Somos Filiado ao Fórum Baiano de ONG/ AIDS (FOBONG) desde 2003, Filiados a Associação Brasileira de Gays Lésbicas e Transgêneros (ABGLT) além de várias parcerias com Programas Federal, Municipal e Estadual de prevenção e combate as DST/AIDS, os trabalhos realizados junto as Escolas, Prefeitura, entidades privadas respaldam para sermos reconhecido pelo importante trabalho desenvolvido na cidade de Feira de Santana e Região. Atualmente o GLICH desenvolve um trabalho bastante abrangente, Atuamos também nas áreas de educação e cultura. Contamos com uma equipe de oito pessoas sendo Três destes da diretoria que é composta por um Presidente, Rafael Carvalho, o Vice–Presidente Fábio Ribeiro e o Tesoureiro Marcelo Ferreira, Além de um Segundo Secretario, Cristiano Cordeiro, e claro nossos voluntários, todos os membros da coordenação do GLICH são capacitados para desenvolver trabalhos de prevenção em DST/HIV/AIDS e direitos humanos da população GLBT e dos portadores do HIV/AIDS.Atuando desde a sua fundação na área de prevenção as DST/AIDS já participamos de vários treinamentos, seminários e encontros que abordavam a temática tanto em nível municipal quanto estadual e nacional, totalizando mais de cem eventos participados.O GLICH desenvolve uma série de atividades de prevenção as DST/HIV/AIDS em parceria com as coordenações da epidemia nos níveis Municipal, Estadual e Nacional. Desenvolvemos ações no campo da promoção dos direitos humanos e cidadania da população GLBT. Reuniões, oficinas de sexo seguro. Assistência jurídica, Caminhada de Luta Contra AIDS, Troféu Cidadania Luiz Mott, Sessão solene na Câmara dos vereadores em comemoração ao Dia Municipal da Consciência Homossexual, participação no Encontro Municipal de adolescente, e co-realizamos o Encontro de Pessoas Vivendo e convivendo com HIV/AIDS, e o fórum de discussões sobre soropositividade e cidadania.Realizamos também palestras em colégios públicos de Feira de Santana, palestras em bairros da periferia.