quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Exposição dialogada com Médicos Peritos do INSS sobre AIDS e Direitos Previdenciários.

O Grupo Liberdade Igualdade e Cidadania Homossexual, GLICH, que trabalha na área de prevenção às DST/AIDS e Direitos Humanos em Feira de Santana, realizou em parceria com a Secretaria de Saúde de Feira de Santana por meio do Programa Municipal de DST/AIDS, um Exposição dialogada com Peritos da Previdência Social. Esta atividade foi pensada por causa de uma demanda relevante de soropositivos que vinham relatando que os médicos peritos demonstram muitas vezes um despreparo ou desatenção com questões relacionadas ao quadro clínico destes pacientes que vai desde a liberação dos benefícios até o atendimento.
Com a finalidade de aproximar os médicos peritos da realidade das pessoas de vivem com HIV/AIDS resolvemos realizar esta atividade, onde foram abordados temas relacionados à doença, com apresentação da infectologista do Programa Municipal de DST/AID, Drª. Patrícia Mota, da Advogada do GAPA Drª. Telma e de um perito da Previdência que abordou a temática dos precedimentos com pessoas de pessoas vivendo com aids, o evento foi coordenado pelo vice-presidente do GLICH, Fábio Ribeiro com apoio de Milena Pérsico, Psicologa do Programa de DST/AIDS. À Atividade oportunizou uma troca de experiência e um debate esclarecedor acerca da previdência em relação aos soropositivos.
Desta forma gostaríamos de agradecer o apoio e colaboração do Drº Lafayte que coordena o peritos da regional de Feira de Santana e todos os médicos que participarem da exposição dialogada.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

GLICH PARTICIPA E CÓ-REALIZA O III SEMINÁRIO DE FORTALECIMENTO DO FÓRUM BAIANO LGBT.




Pelo terceiro ano consecutivo o Fórum de Grupos LGBT da Bahia realizou dos dias 23 a 26 de novembro mais um seminário que tem por finalidade discutir as políticas pró-LGBT no Estado.
Um dos objetivos do evento é para discuti e avaliar as ações promovidas pelo Fórum durante o ano, compartilhar experiências entre os grupos LGBT organizados no Estado, avaliar o panorama do enfrentamento da infecção por HIV e outras IST promovendo a formação para novos atores sociais que desejam organizar novos grupos em seus municípios e fortalecer esta luta articulada.

O evento foi apoiado pela da Coordenação Estadual/DST/AIDS, que na oportunidade apresentou e lançou o Plano enfrentamento Estadual das DST/AIDS entre gays, travestis e HSH. O Seminário contou com mais de 50 militantes das mais diversas cidades baianas: Tremedal, Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Castro Alves, Santo Antônio de Jesus, Rui Barbosa, Itabuna, Cruz das Almas, Salvador, Itaberaba, Seabra, Simões Filho, São Sebastião do Passé e Salvador, Don Macedo dessas cidades, o Grupo LGBT de Rui Barbosa e Santo de Jesus se filiaram ao Fórum, aumentando a rede de filiadas, todas as pessoas e instituições receberam formações sobre captação de recursos em editais de Cultura LGBT promovida pelo Técnico da SECULT, Vitor Manoel, estabelecer diálogos sobre a construção política das Paradas da Diversidade nos municípios baianos orientada por Rafael Carvalho, presidente do GLICH e articular o Plano Estadual LGBT em parceria com o poder público, especialmente com a SJCDH, na pessoa do Técnico Danilo Bittencourt.